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a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio;

b) Histórico Escolar do Ensino Médio;

c) Certidão de Nascimento ou Casamento;

d) Documento de identificação com foto;

e) C.P.F;

f) Comprovante de Residência atual;

g) Título de Eleitor (para maiores de 18 anos;

h) Quitação com o Serviço Militar (sexo masculino);

a) fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou documento correspondente nos termos da Lei;
b) fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio;
c) fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) fotocópia da Carteira de Identidade;
e) fotocópia de quitação com o Serviço Militar (sexo masculino);
f) fotocópia do Título de Eleitor (para maiores de 18 anos);
g) duas (2) fotografias ¾ idênticas, recentes e sem manchas;
h) fotocópia do C.P.F;
i) fotocópia do Comprovante de Residência atual;
j) Diploma de conclusão do ensino superior;
k) histórico acadêmico do ensino superior com ementas;
l) Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, em (2) duas vias, assinadas pelo candidato classificado, quando maior de 18 (dezoito) anos ou, com procuração do seu responsável, quando menor, nos termos da legislação civil, ou, ainda, pelo seu responsável financeiro, contemplando direitos e deveres, inclusive os relativos à semestralidade escolar;

a) fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou documento correspondente nos termos da Lei;
b) fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Médio;
c) fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) fotocópia da Carteira de Identidade;
e) fotocópia de quitação com o Serviço Militar (sexo masculino);
f) fotocópia do Título de Eleitor (para maiores de 18 anos);
g) duas (2) fotografias ¾ idênticas, recentes e sem manchas;
h) fotocópia do C.P.F;
i) fotocópia do Comprovante de Residência atual;
j) histórico acadêmico do ensino superior com ementas;
k) Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, em (2) duas vias, assinadas pelo candidato classificado, quando maior de 18 (dezoito) anos ou, com procuração do seu responsável, quando menor, nos termos da legislação civil, ou, ainda, pelo seu responsável financeiro, contemplando direitos e deveres, inclusive os relativos à semestralidade escolar;

Renegociação de dívidas do Fies: oportunidade de alívio financeiro para estudantes"

Mais de 844 mil estudantes ainda têm a oportunidade de participar do Desenrola Fies, um programa que permite a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com descontos de até 99%. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo para adesão ao programa foi estendido até 31 de dezembro deste ano, conforme a Resolução nº 60/2024, publicada em 30 de agosto.

Os estados com o maior número de contratos pendentes são São Paulo (221.854), Minas Gerais (80.040) e Bahia (65.744). Até o momento, 351.696 contratos foram renegociados, resultando em uma redução de quase 20% da dívida total do Fundo, com um retorno de R$ 677 milhões aos cofres públicos. Os estudantes que renegociaram suas dívidas podem optar por pagamentos à vista ou em parcelas.

O Desenrola Fies abrange contratos de todos os estados brasileiros e reflete um compromisso com a equidade no acesso ao ensino superior, oferecendo alívio financeiro aos estudantes.

Para solicitar a renegociação, é necessário ter dívidas de contratos firmados até 2017 e estar inadimplente até 30 de junho de 2023. As condições e os descontos podem variar conforme o perfil do devedor. Aqueles com dívidas em atraso há mais de 360 dias e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que recebem auxílio emergencial podem ter descontos de até 99%.

Canais de Atendimento
O MEC e o FNDE oferecem o Fale Conosco e o telefone 0800 616161 para esclarecer dúvidas e fornecer mais informações sobre o Desenrola Fies.

Além disso, os canais oficiais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil também estão disponíveis:

Caixa Econômica Federal:

Acesse o aplicativo da Caixa.
Entre em contato pelo WhatsApp: 0800 104 0 104.
Ligue para 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).
Banco do Brasil (BB):

Utilize o aplicativo do BB.
Entre em contato pelo WhatsApp: 61 4004 0001.
Ligue para a Central de Atendimento: 0800 729 0001.