O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) vive um momento de renovação e avanço com a posse de seu novo presidente, Rodolfo Cirino, que também é coordenador do curso de Direito da FINAMA. Na cerimônia de posse, o diretor geral das Faculdades FINAMA, Fabricio Peixoto do Nascimento, foi homenageado com a comenda do mérito judiciário desportivo paraense, reconhecimento por seus significativos serviços prestados ao esporte na região.
Rodolfo Cirino assume a presidência do TJD-PA com uma proposta ambiciosa para melhorar o futebol paraense. A nova gestão traz um conjunto de medidas que visam modernizar os processos do tribunal, garantir ainda mais transparência e ética nas decisões, e promover a capacitação contínua dos membros do tribunal.
Uma das primeiras ações sob a liderança de Cirino é a descentralização do TJD-PA. O novo Pleno do tribunal conta com nove membros, todos jovens e representando diversas regiões do Pará, incluindo Santarém, Marabá e Castanhal. Essa mudança busca uma melhor adaptação às peculiaridades de cada região, garantindo um diálogo mais próximo com clubes e atletas locais. Cirino destaca que “tornamos os julgamentos mais justos e atendemos às peculiaridades de cada região, chegando com diálogo mais próximo às áreas envolvidas.”
Além da descentralização, a administração de Cirino está focada na reforma estrutural do TJD-PA. O objetivo é modernizar a infraestrutura do tribunal para melhorar sua eficiência operacional. Outra meta importante é a participação ativa na construção dos regulamentos dos campeonatos, assegurando que as competições sejam decididas dentro de campo, mas com uma estrutura regulatória sólida e bem elaborada.
"Queremos que os campeonatos sejam decididos dentro de campo, mas estaremos sempre prontos para atender e contribuir com a melhoria do futebol paraense. E estamos caminhando para essa participação efetiva na construção dos regulamentos dos campeonatos da Federação", afirma Rodolfo Cirino.